Conteúdo

Cálculo Diferencial e Integral I

IST

O que é CDI-I para LEIC-TP, LETI, LEGI, LEE? 

Cálculo Diferencial e Integral-I (CDI-I) é uma disciplina dos currículos das licenciaturas em ciências e engenharia do Instituto Superior Técnico. Este sítio web reune informação sobre o seu funcionamento para as Licenciaturas de Engenharia Informática (Taguspark) (LEIC-TP), Engenharia de Telecomunicações e Informática (LETI), Engenharia Electrónica (LEE) e Engenharia e Gestão Industrial (LEGI) no 1º semestre do ano lectivo 2014/15.

Tópicos

CDI-I cobre o essencial do Cálculo Infinitesimal de Newton e Leibniz com os seus desenvolvimentos durante os séculos XVII a XIX que se devem também a Cauchy, Riemann, Weierstrass, Heine, Lagrange, Taylor, Dirichlet e muitos outros. Limitarmo-nos-emos ao Cálculo Infinitesimal para funções reais de uma variável real. O estudo deste tópico para funções de mais de uma variável real prossegue em disciplinas ulteriores, nomeadamente em Cálculo Diferencial e Integral - II. O Cálculo Infinitesimal é uma das ferramentas matemáticas mais importantes e frequentes nas aplicações às Ciências e Engenharias.

Professores

A Professora Luísa Ribeiro é a responsável pelo funcionamento da disciplina para os cursos indicados acima. O corpo docente inclui também o Professor João Palhoto de Matos. O Professor Miguel Tribolet Abreu coordena o funcionamento de CDI-I para todos os cursos do IST.


Última edição desta versão: João Palhoto Matos em 06/01/2015 08:31:15.